Especismo

Assistam a palestra, vale a pena




Guto me passou um link de uma palestra de um ativista de direitos dos animais chamado Gary Yourofsky e ele fala algo bem interessante sobre especismo. 


É esse trecho aqui: Especismo é o ponto de vista, sem ética e sem princípios, de que a espécie humana tem todo o direito de explorar, escravizar e assassinar outras espécies porque acreditamos que nossa espécie é tão especial e tão superior às outras. Somos os únicos que contam, os únicos que importam.  


Se formos ver, essa linha de pensamento é a base de toda as formas de discriminação: um grupo dizendo e achando que é mais especial que todos os outros. 


E aqui você precisa entender algo essencial sobre discriminação. Não é normal escolher quais formas de discriminação você será contra, aquelas que as pessoas acham ruim, como o racismo, e aquelas a que as pessoas são indiferentes: especismo. 


A discriminação em si é ruim. 


Ou você é contra ou é a favor. 


Não dá para ficar escolhendo aquelas que acha pertinente”.



Livros:

LIBERTAÇÃO ANIMAL - autor Peter Singer , Editora WMF Martins Fontes
http://www.wmfmartinsfontes.com.br


ÉTICA & ANIMAIS, um guia de argumentação filosófica - autor Carlos M. Naconecy, Edipucrs
http://www.pucrs.br/edipucrs

OS ANIMAIS E O DIREITO, em busca de um novo paradigma - autor Eduardo Luiz dos Santos Cabette, Publit Seleções Editoriais (2 volumes)


ÉTICA E EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL, fundamentos abolicionistas - autora Sônia T. Felipe, Editora da UFSC
http://www.editora.ufsc.br/?page_id=205.


O AMIGO ANIMAL, reflexões interdisciplinares sobre educação e meio ambiente, animais, ética, dieta, saúde, paradigmas - autora Paula Brügger, Editora Letras Contemporâneas
http://www.letrascontemporaneas.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário