ENDA 2012



ENDA 2012
 
Mais uma vez, o Encontro Nacional de Direitos Animais – ENDA consagra-se como o maior evento de direitos animais do Brasil, reunindo durante 4 dias, em ambiente de imersão, 180 pessoas vindas das cinco regiões do país para discutir e fortalecer o movimento pelos direitos animais. Além das mais de 40 palestras, o destaque do ENDA continua a ser a convivência e confraternização entre os participantes durante os intervalos, no sarau, na fogueira, entre outras oportunidades que permitem esse contato necessário para criar, inspirar e conectar ações eficientes pelos direitos animais.
 
A cooperação entre os participantes é prevista desde a concepção, onde todos são chamados a voluntariar em tarefas que vão desde as mais básicas até aquelas essenciais para o funcionamento do evento, como secretaria e monitoramento da programação. No dia anterior ao início do evento, a equipe de 15 voluntários, muitos deles palestrantes inclusive, chegou ao local do evento às 23 horas trabalhou até as 4 da manhã de quinta-feira, estando prontos para receber os participantes assim que o dia amanheceu. Seguido a esse momento de dedicação voluntária para fazer acontecer em espírito de cooperação o maior evento de direitos animais do país, o novo desafio foi colocado pelos dois ônibus que traziam os 70 participantes que optaram por vir no fretamento que saiu da capital paulista com destino ao Parque Ecológico Visão Futuro, em Porangaba, quando a equipe de voluntários teve que se mobilizar para “resgatar” os 70 passageiros utilizando veículos individuais para percorrer a estrada que apresentava vários pontos de atolamento e por isso impediam a passagem dos ônibus e de alguns automóveis. Com a ajuda de três carros para as pessoas e do caminhão do Rancho dos Gnomos para as malas, a operação foi concluída em pouco mais de uma hora.
 
Aquecidos e bem-alimentados com a deliciosa comida vegana preparada pelo chef Liiladhara que foi servida durante esses 4 dias que alternaram entre chuva e sol, a programação teve início no início da tarde de quinta-sem grandes prejuízos. Cerca de 15 grupos atuando pelo país apresentaram o relatório de suas ações, o que agradou a todos pela demonstração da diversidade do ativismo presente em todo o território e pelos exemplos de ações que tiveram o efeito de inspirar outros participantes. Durante as apresentações, foi destacado pelos grupos que muitas das suas ações ou até mesmo o próprio grupo tiveram seu nascimento nas edições anteriores do ENDA, reforçando a importância que o evento tem para o fortalecimento do movimento no país.
 
O ambiente de harmonia e aprendizado que se fez presente durante os 4 dias tanto nas palestras, no compartilhar nos refeitórios, na convivência nos dormitórios coletivos e em especial durante as atividades sociais enchem de esperança aqueles que participaram do encontro e confirma a visão pela qual o ENDA foi idealizado. “O encontro entre indivíduos que atuam verdadeiramente pelos direitos animais em um ambiente de real convivência, planejando suas ações para acertos, aprendendo a identificar erros e formando iniciativas sólidas é o que foi vislumbrado para o ENDA desde a sua primeira edição e essa realidade se mostra cada vez mais presente a cada nova edição do evento”, comemora George Guimarães, idealizador e organizador do encontro.
 
O ENDA 2012 teve recorde de público e foi o mais bem avaliado até a presente edição. Confira abaixo três dos depoimentos deixados pelos participantes e que ilustram um pouco do sentimento com o qual os participantes retornam para as regiões onde irão atuar. Satisfeitos, mas já ansiosos pela próxima edição.
 
_____________________________
 
O ENDA, além de proporcionar imenso aprendizado, é uma manifestação de exemplos (de vida, de ética). Mostra a ligação entre Razão e Amor que entrelaçados estruturam a luta pela libertação animal. É um encontro que nos dá base e suporte, pois, além do conhecimento, possibilita a formação de amizades e nos fortalece como ativistas e indivíduos. Transforma nossas aspirações em ações e resultados. Prepara-nos para a luta, mas sem perder a ternura. Amigos, é sempre bom estar ao lado de vocês. Presencialmente ou de coração. E que venha o próximo ENDA, recarregado de muitas conquistas pelos Direitos Animais.
Talita Ratto
Natal, RN
 
Participar do ENDA renovou minhas esperanças de que juntos podemos mudar o mundo, fazer uma revolução. As pessoas são lindas, as trocas de experiências foram fantásticas. Eu vou participar de todos os ENDAs de agora em diante, só estando lá pra saber como é. Experiência incrível.
Nadia Trevizoli
 
Meu coração está feliz, minha mente está inquieta e meu corpo está cheio de energia pra trabalhar. ENDA 2012: a luz, coerência e foco necessários ao Movimento dos Direitos dos Animais no Brasil.
Karla Ataide
Belém, Pará
_____________________________
 
Todos os depoimentos recebidos podem ser vistos acessando o site do ENDA, onde também podem ser vistas centenas de fotos e vídeos dessa edição e também das anteriores: acesse http://enda.org.br
 
Os demais detalhes sobre o evento, como foi dito em um dos depoimentos “ENDA: só quem foi sabe o que é”!
 
O vídeo nesse link merece destaque por mostrar um pouco das pessoas e momentos sociais do ENDA: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=_euy0MpcO8Y
 
Esperamos você no ENDA 2014!
 
 
VEDDAS – Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade

Nenhum comentário:

Postar um comentário