IV Mostra Internacional de Cinema pelos Animais - Cinemateca de Curitiba - 30 nov e 1 dez



Vem aí a Mostra Animal 2013. Anote na agenda e não perca a maior de todas as edições desse evento que é um dos maiores de todo o mundo
 
Confira a programação no site www.mostraanimal.com.br, agora com as sinopses dos filmes.

Mostra Animal 2013 divulga filmes selecionados

Animais em pesquisas, em cativeiro e abandonados são alguns dos assuntos abordados no maior evento de cinema com temática animal do Brasil

Os filmes que serão exibidos durante a IV Mostra Internacional de Cinema pelos Animais – Mostra Animal 2013, que acontece durante os dias 30 de novembro e 1º de dezembro, na Cinemateca, em Curitiba, já foram selecionados. A Mostra é um dos maiores eventos de cinema do mundo voltado inteiramente para discutir os direitos dos animais.

Foram 21 filmes selecionados, entre curtas e longas brasileiros, além de produções dos Estados Unidos, França, Portugal, Holanda e Canadá. A maioria dos filmes estrangeiros é inédita no país e serão traduzidos para o português especialmente para o evento.

Entre as temáticas das produções selecionadas estão os diversos aspectos do relacionamento entre o homem e o animal, como o vínculo de amor entre os cães e seus tutores, o ativismo para a causa animal, o uso de animais na ciência, a manutenção de animais em cativeiro e a polêmica questão de animais utilizados para consumo. Outros temas presentes nas produções selecionadas são a preservação e a beleza da natureza e dos animais silvestres, com destaque para o premiado e artístico documentário “Cerrado – Além da Névoa” e do curta “Êta, bicho-homem...”, que foi produzido com a ajuda de crianças em trabalho da ONG Animare.

Além da exibição dos filmes selecionados, acontece a exibição do documentário que foi homenageado com o Oscow 2012, “Peaceable Kingdom”, que devido ao sucesso do ano passado será reprisado nessa edição. O filme é considerado um dos melhores já produzidos sobre o tema e mostra que qualquer pessoa pode mudar e refazer suas escolhas.Será destaque também, principalmente após os acontecimentos contra o Instituto Royal em São Roque, o inédito longa francês A.L.F., que através de uma história baseada em fatos reais relata a invasão de ativistas a laboratórios de pesquisas que usam animais.

São diversos os diretores e produtores, nacionais e internacionais, que já confirmaram presença para bate papos com o público. Durante o evento acontecem, ainda, a venda de alimentos e produtos sem origem animal e sessão de autógrafos com Ricardo Laurino, que é o coordenador da Mostra Animal e autor do livro “O Último Teste”. A Mostra contará também com a presença de diversos diretores e produtores nacionais e estrangeiros. Alguns dos nomes já confirmados são o norte-americano Tim Gorski (Como eu me Tornei um elefante) e o australiano Christian Spencer (Cerrado - Além da Névoa).

Sobre a Mostra Animal
A Mostra Animal é um evento organizado pela SVB - Sociedade Vegetariana Brasileira em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura da Cidade e apoio de empresas e ONGs como ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais, CNA - Curitiba/Boa Vista, ViSta-se, Guia Vegano, Semente de Girassol – Produtos Veganos, ElephantVoices, www.veganismo.com e patrocinado pelo Hotel Maribú – pousada rural, Surya Brasil e Cativa.


Serviço
4ª Mostra Animal 2013
Data: 30 de novembro e 1º de dezembro de 2013
Local:
Cinemateca (Rua Carlos Cavalcanti, 1174. Curitiba-PR)
Horário: 14h às 21h45
Entrada gratuita
Mais informações:
www.mostraanimal.com.br

Confira a lista dos filmes selecionados para a IV Mostra Animal:


CURTAS:
Luto
(Curitiba, Brasil, 2012)
Duração: 4’50
Diretora: Fiori Vonière
Site: www.resgateseuamigo.com.br
Sinopse: Uma tentativa de se reconstruir após a perda de alguém muito importante

Êta, Bicho Homem...
(Minas Gerais, Brasil, 2013)
Duração: 1’07’’
Diretor: Marcelo Branco
Site: www.animare.org.br
Sinopse: O progresso insustentável do ser humano sob o olhar de uma onça-pintada. Produzido em uma Oficina F7 de Animação 2D por crianças e jovens do Instituto Politriz, em Uberlândia/MG.

Libertemos: não, nem peixe!
(São Paulo, Brasil, 2013)
Duração: 1’02’’
Diretor: Matheus Croco
Site: www.equipepatadecapivara.com.br
Sinopse: Imagine seu mundo sendo tirado de você. Família, amigos e tudo o que o cerca sumindo tão rápido, que agarrado à última esperança de tê-los novamente, você lute pela vida de forma frenética. Já parou para refletir sobre a pesca esportiva?

A Baleia Jubarte
 (Espírito Santo, Brasil, 2013)
Duração: 3’30’’
Diretor: Alexandre Augusto Campanel
Site: www.campaneli.com.br
Sinopse: A animação conta a história de uma baleia jubarte que vivia feliz até o dia em que fica presa em um monte de lixo jogado no mar pelos seres humanos.

Nossa Mocinha: Um Diário para a Eternidade
(São Paulo, Brasil, 2013)
Duração: 3’12’’
Diretores: Julia Bobrow e Daniel Guth
Site: www.facebook.com/diariodamocinha
Sinopse: Mocinha é uma cachorra que ficou tetraplégica em decorrência de uma doença degenerativa. Seu tempo de vida estimado era de três meses a partir dos primeiros sintomas. Viveu 10 anos intensos e felizes ao lado de seus tutores.

Números
(São Paulo, Brasil, 2013)
Duração: 1’42’’
Diretores: Amanda Justiniano e Fernanda Ligabue
Site: www.naomate.org
Sinopse: Todos os dias milhares de animais morrem vítimas da exploração. Os que aparecem no vídeo foram resgatados do tráfico, maus-tratos, abandono, prestes a serem assassinados para consumo ou em razão da incompetência de órgãos ambientais no Brasil. Estão hoje em um santuário, livres do sofrimento anterior, porém representam uma parcela ínfima, mas você pode mudar esses números.

Você tem escolha
(São Paulo, Brasil, 2013)
Duração: 1’10’’
Diretores: Amanda Justiniano e Fernanda Ligabue
Site: www.naomate.org
Sinopse: Imagens de matadouro no interior do Pará, onde animais aguardam seus destinos temendo a aproximação humana (não tem cenas de abate). No Brasil, mata-se um boi a cada segundo. Por meio de escolhas conscientes, você pode mudar essa realidade.

O Maître (Le Maître)
(França, 2013)
Duração: 2’18’’
Diretores: Gustavo Teixeira e Alejandro Tobón
Sinopse: Em uma noite fria de Paris, um mendigo sai pelas ruas atrás de uma refeição.

O Cão
(Rio Grande do Sul, Brasil, 2011)
Duração: 9’39’’
Diretores: Abel Roland e Emiliano Cunha
Contato: contato@avantefilmes.com.br
Sinopse: Um cão late. Um casal discute, uma família se desentende, irmãos ensaiam, amigos jogam futebol. O insuportável exercício de conviver.

O Pé de Picanha – O Caipira
(São Paulo, Brasil, 2013)
Duração: 6’
Diretor: Ricardo Honóri
Site: www.vegtv.com.br
Sinopse: O filme, com bom humor, mostra a vida de um caipira da roça acostumado às tradições até que um dia ele se depara com a sensibilidade do animal que ele vai matar para fazer um churrasco. Quando ele percebe a cena, prefere ser forte e quebrar as tradições.

O Último Dia de Rocky (Rocky's Last Day)
(Canadá, 2013)
Duração: 2’48’’
Diretora: Aud Fischer
Site: www.youtube.com/user/CreekValleyCritters
Sinopse: A pequena camundongo Pippi exibe uma incrível visão e carinho para com seu companheiro Rocky durante a doença final dele, mostrando que camundongos possuem empatia.

Rodeio: de que lado você está?
(São Paulo, Brasil, 2013)
Duração: 15’
Diretor: Denise Tavares
Site: www.forumnacional.com.br
Sinopse: Estamos no século 21. A ciência já comprovou que os animais são seres sencientes, sentem dor, medo, estresse, como nós,  seres humanos. Então por que práticas como rodeio e vaquejadas continuam a submeter animais a sofrimento por diversão? Especialistas da área veterinária e jurídica questionam essas práticas sob vários aspectos técnicos, sua constitucionalidade e ética.

MÉDIAS E LONGAS
A.L.F.
(França, 2012)
Duração: 96’
Diretor: Jérôme Lescure
Sinopse: Olivier Chartier, um policial francês, tem que descobrir o que aconteceu na véspera do Natal: Franck, um professor de teatro insignificante, foi colocado em prisão preventiva. Franck é membro de um grupo sem líder: a Frente de Libertação Animal. Para eles, quando a linha da razão é cruzada, você tem que esquecer o que é legal para fazer o que parece ético.

A Testemunha (The Witness)
(EUA, 2000) 
Duração: 43’44’’
Diretor: Jenny Stein
Site: www.tribeofheart.org
Sinopse: Como é que um empreiteiro de construção de um bairro difícil do Brooklyn tornou-se um apaixonado defensor dos animais? Nesse premiado documentário, Eddie Lama conta, com humor e sinceridade, a história de sua notável mudança de consciência.

Como me tornei um Elefante (How I Became an Elephant)
(EUA, 2012)
Duração: 82’
Diretor: Tim Gorski
Site: www.howibecameanelephant.com e www.rattlethecage.org
Sinopse: Quão longe você iria para salvar uma espécie? O filme segue uma garota de 14 anos da Califórnia em sua missão de salvar o maior mamífero terrestre do mundo. Uma jornada que a leva ao outro lado do mundo e frente a frente com os gigantes gentis que ela pretende salvar.

O Resgate de Antuak
(São Paulo, Brasil, 2011)
Duração: 42’40’
Diretor: Matheus Croco
Site: www.ranchodosgnomos.org.br e www.equipepatadecapivara.com.br
Sinopse: Operação de resgate de mais um animal (leão) feito pelo santuário ecológico Rancho dos Gnomos. Traz cada passo deste emocionante resgate.

Os Fantasmas na nossa Máquina (The Ghosts in our Machine)
(Canadá, 2013)
Duração: 92’
Diretor: Liz Marshall
Site: www.theghostsinourmachine.com
Sinopse: Animais estão escondidos nas sombras de nosso mundo altamente mecanizado.. Através do coração e lentes da aclamada fotógrafa de animais Jo-Anne McArthur, nos tornamos intimamente familiares com os animais retratados.

Manducare
(Portugal, 2012)
Duração: 30’
Diretor: Pedro Serra
Site: www.facebook.com/manducare2012
Sinopse: Manducare é comer em latim. Conseguimos nós, ver para além do que está no prato? Vegan, vegetariano, omnívoro e dieta do tipo sanguíneo. Quatro pessoas com estilos de vida diferentes, mas com um mesmo objetivo: o bem comum.

Companheiros de Ninguém (Companions to None)
(EUA, 2007)
Duração: 72’
Diretor: Bill Buchanan
Site: www.companionstonone.com
Sinopse: Revela as causas, natureza e extensão da superpopulação de animais de companhia e a crise de abuso no México, bem como as forças que mantêm essa situação e atrasam a solução fundamental: esterilização. Lança um olhar gráfico sobre as consequências da superpopulação nas centenas de milhares de cachorros e gatos abandonados.

O Partido Para os Animais (De Haass in the Marathon)
(Holanda, 2012)
Duração: 52’23’’
Produtor: Joost de Haas
Site: www.ngpf.nl e www.dehaasindemarathon.nl
Sinopse: Em outubro de 2002 – pela primeira vez na história – um partido político foi fundado sem ser baseado em políticas antropocêntricas. O documentário mostra a trajetória de 10 anos do partido holandês e a recepção do público – passada e presente – desse movimento político pioneiro, na ciência, política e mídia.

Cerrado – Além da Névoa
(Rio de Janeiro, Brasil, 2013)
Duração: 25’
Diretor: Christian Spencer
Site: www.christianspencer.pro.br
Sinopse: O filme leva o espectador a um dos mais belos e menos conhecidos ecossistemas do mundo, localizado no Brasil central.

Um Pedido de Desculpas aos Elefantes (Na apology to Elephants)
(EUA,2013)
Duração: 40’
Diretor: Amy Schatz
Site: www.hbo.com;documentariesIan-apology-to-elephants
Sinopse: Narrado por Lily Tomin, Um pedido de desculpas aos elefantes conta a estória problemática dos elefantes em cativeiro. Um chamado para a compaixão e melhor tratamento, o filme é também um apelo para salvar o que sobrou na natureza em nosso mundo.

O Reino Pacífico: Jornada Rumo ao Lar (Peaceable Kingdom: The Journey Home)
(EUA, 2012)
Duração: 78’
Diretor: Jenny Stein
Site: www.tribeofheart.org
Sinopse: Abra seus olhos. Confie em seu coração. Faça a jornada. Cinco fazendeiros, uma oficial de proteção animal, um protetor e uma vaca chamada Snickers farão você rir, chorar, expandir sua consciência e desafiar o que você pensa sobre a pecuária. O premiado documentário é uma história fascinante de transformação e cura.




Nenhum comentário:

Postar um comentário