Biólogos do Brasil conquistam o mundo com software de anatomia

Victor Skrabe: Programas da Biosphera mostram a complexibilidade anatômica do homem e dos animais (Foto: Adriano Lira)

A Biosphera desenvolve modelos do corpo do homem e outros animais para professores e veterinários de todo o planeta

Compreender a anatomia humana exige muito estudo e dedicação. Afinal, é difícil entender a complexidade de um homem por meio de ilustrações desenhadas nos livros de ciências. O mesmo desafio se repete quando é preciso analisar o corpo de um bichinho. Para facilitar o trabalho de professores, estudantes e profissionais de saúde, a Biosphera, uma empresa de tecnologia brasileira, desenvolve programas que mostram a anatomia do ser humano e de outras espécies, como cachorros, cavalos, ratos, pombos e sapos.

Biosphera funciona desde 2010 e tem sede em São Carlos, interior de São Paulo. Cada software de anatomia construído pela empresa mostra esqueleto, órgãos, sistemas do homem e dos animais. É possível visualizar tudo o que há em um corpo de forma digital e em alta definição. Além disso, os programas, tridimensionais, permitem que as figuras sejam vistas por todos os ângulos. Quando uma parte qualquer do corpo é clicada, é possível saber o nome daquela parte do corpo.

O software também tem um sistema de busca: por exemplo, se um estudante de medicina não se lembrar onde fica o estribo, basta procurar pelo termo e descobrir que o osso está no ouvido e é o menor do corpo humano. "Em uma aula, um professor pode mostrar com mais clareza determinadas regiões do corpo de um homem ou animal, assim como um veterinário pode explicar com mais clareza o problema de um cachorro", diz Victor Skrabe, 36 anos e um dos sócios da empresa.

De acordo com Skrabe, a Biosphera vende mais para o exterior do que para o mercado interno. Segundo ele, mesmo pequena e sem nunca ter recebido investimento – algo que Skrabe não quer que aconteça – a Biosphera já conseguiu vender para todos os continentes do mundo.

Como o preço dos programas não é tão caro – varia entre R$ 48,80 e R$ 127 – a Biosphera permite que outro público-alvo, muito mais amplo, tenha interesse no produto: curiosos que queiram entender mais sobre as espécies.

Abaixo, imagem do software da Biosphera:


Biosphera: software mostra detalhes em alta definição (Foto: Divulgação)



Nenhum comentário:

Postar um comentário