CIEnP - Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos, em Florianópolis?


Prezados vereadores da Câmara Municipal de Florianópolis
 
Está em fase de instalação, em Florianópolis, o Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos (CIEnP), no Sapiens Parque, em Canasvieiras. Sua implantação vêm sendo conduzida sem que tenha havido a devida discussão com a sociedade civil sobre os impactos das atividades desta instituição para os animais e para as pessoas.
 
Entendemos que as atividades deste órgão, no que se refere aos experimentos com animais, são insustentáveis do ponto de vista ético, além de cientificamente anacrônicas e ineficientes, e trarão grande prejuízo para o desenvolvimento moral e científico da sociedade florianopolitana, catarinense e brasileira ao concorrerem para a perpetuação de um modelo equivocado de pesquisa.
Também há que se esclarecer sobre a origem e o volume de recursos destinados ao projeto e sobre quem serão os beneficiários do financiamento que, segundo a imprensa, será da ordem de R$13 milhões, oriundos de fontes federal e estadual. A preocupação justifica-se também por ser comum que a poderosa indústria farmacêutica se beneficie de tais verbas sem que haja qualquer tipo de contrapartida, fazendo com que o custo da pesquisa seja arcado pelo contribuinte, mas os eventuais benefícios não sejam compartilhados com a população, a não ser com a parcela que têm condições de pagar altos preços pelos medicamentos, numa lógica perversa que socializa o investimento e privativa seu resultado, beneficiando organizações já poderosas economicamente.
Pelo exposto, as organizações do movimento de proteção aos animais abaixo assinadas solicitam a ação e empenho de V. Exª. para que seja realizada o mais brevemente possível uma AUDIÊNCIA PÚBLICA na Câmara Municipal de Florianópolis para debater a implantação do citado empreendimento. E sua colaboração para que o mesmo ocorra na Assembleia Legislativa, posto que há recursos estaduais envolvidos.Certos de sua atenção, aguardamos suas considerações e providências.
Respeitosamente,
VALDIRENE NEUSA FRANCISCO PARO AMAR – AMIGOS DOS ANIMAIS DE RUA
HELIETE LEAL -ACAPRA – ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS
PATRÍCIA ALLEVA - INSTITUTO É O BICHO
SHALMA TEIXEIRA - APRAP – AMIGOS E PROTETORES DOS ANIMAIS DE PALHOÇA
ELISABETE MARGOT VIEIRA - AMIGOS DOS ANIMAIS
MARTA DORA MEDEIROS-  OPA – ORGANIZAÇÃO PRÓ ANIMAL
SILVANA ANDRADE- ANDA – AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DE DIREITOS ANIMAIS
MAURÍCIO VARALLO -OLHAR ANIMAL 
E
lizabeth Cristina Ribas - Educadora do Ensino Fundamental
 
NINA ROSA JACOB - INSTITUTO NINA ROSA PROJETOS POR AMOR À VIDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário