Devo suplementar com vitamina B12?

"Se você come carne, estará obtendo a b12 absorvida dos corpos das criaturas que você come. E essas criaturas obtiveram a b12 através de sua dieta de plantas ou da sua flora interna. Uma dieta rica em carne provavelmente contém mais b12 do que qualquer outra dieta, no entanto, não garante uma boa saúde.” Andrew Perlot, jornalista crudívoro vegano
A vitamina b12, na atualidade, é um dos grandes fatores discutidos, quando alguém se torna vegetariano ou qualquer outra dieta a qual larga os produtos animais. Este é um dos últimos recursos da indústria, para amedrontar e tentar evitar que pessoas abandonem o consumo dos produtos animais. Eles alegam que apenas consumindo produtos animais conseguiremos este nutriente. Entretanto, não vemos animais veganos na natureza sofrendo de carência da mesma.
Apesar do forte ataque de várias fontes sugerindo que dietas vegetarianas são deficientes nesta vitamina, a deficiência da b12 foi descoberta primariamente em onívoros (13), portanto devemos ficar cientes que ela não ocorre apenas em vegetarianos e uma dieta onívora não o protege desta deficiência. Ademais, é amplamente reconhecido que a incidência de tal deficiência é bem rara, até mesmo em veganos e não existe evidência que veganos, apesar de terem menos dessa vitamina em seus organismos, sofram mais desta carência (13). E devo lembrar que apenas ser um vegetariano estrito, não é o suficiente para ter a nutrição de seu corpo otimizada, já que ser vegeano apenas indica que o indivíduo não come produtos animais, mas pode ter outros péssimos hábitos e problemas de saúde que prejudicam seu processo nutricional. Nutrição e comida não são sinônimos e o corpo precisa de diversos outros fatores e de um sistema saudável para devidamente assimilar os nutrientes.
A b12 não é produzida nem pelas plantas nem por animais, mas sim por bactérias. Existem 21 diferentes gêneros de bactérias que produzem a vitamina b12. Em solos saudáveis, a vitamina b12 ocorre como um subproduto de bactérias, portanto, os alimentos vegetais crescidos em tais solos conterão tal vitamina (2). Portanto, ela é encontrada o na superfície de quase todas as plantas orgânicas. A b12 pode ser ou não encontrada dentro e por fora dos alimentos que comemos tanto os de origem animal ou vegetal. E em seres humanos saudáveis, ela é produzida por bactérias naturalmente presentes no intestino, nas passagens nasais e da garganta. Por isso essa deficiência e tão rara.
Por ainda não ser um assunto completamente compreendido, existem várias teorias divergentes quanto à b12. Uma das mais comuns nos círculos crudívoros é que “perdemos” nossa b12 contida nos alimentos, devido às técnicas de limpeza e esterilização atuais, as que não aconteciam no passado. Acreditando que ao lavarmos nossos alimentos, lavamos também a b12, já que ela é contida na superfície dos alimentos. Assim, muitos tentam lavar pouco seus alimentos, ou até mesmo se criam organicamente em casa, não os lavam. Isso se deu origem devido ao trabalho do cientista James Helsted, que provou que veganos estritos que não lavam seus alimentos excessivamente e eles são provenientes de solos saudáveis, não sofrem de deficiência de b12 (80).
Continua no livro, Revolução Vegana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário