EXTRA: LEITE É PREJUDICIAL a sua SAÚDE



Sempre ouvimos que o leite é uma excelente fonte de cálcio e, portanto, uma forma eficaz de fortalecer os ossos e prevenir a osteoporosis. Todavia, em um artigo desta semana, um grupo de químicos suécos descobriu que o efeito é exatamente o contrário: o consumo de leite aumenta as chances de fraturas ósseas. O trabalho épico envolveu mais de 100 mil pessoas que foram monitoradas por mais de 20 anos; os que tomavam leite regularmente apresentaram biomarcadores de stress oxidativo e inflamações no sangue.

A lactose presente no leite bovino é convertida, in vivo, na D-galactose; experimentos indicam que esta molécula causa um envelhecimento prematuro das células e uma morte precoce, devido ao stress oxidativo e inflamações. Os autores também chamam a atenção para o fato de que os humanos são os únicos mamíferos a consumir leite regularmente mesmo após o período de amamentação, mesmo na fase adulta.

O trabalho conclui que “High milk intake was associated with higher mortality”, isto é, dentre as mais de 100 mil pessoas monitoradas por 20 anos, aquelas que consumiam bastante leite bovino morreram antes, além de serem vítimas de fraturas mais frequentemente.

Veja o artigo completo em: http://www.bmj.com/content/349/bmj.g6015

Fala Química

Nenhum comentário:

Postar um comentário