Antigas e recentes infrações aos direitos animais, por Ricardo Pereira






Hoje vou falar de alguns direitos universais dos animais e como eles foram desrespeitados ao longo da historia, alguns sendo mesmo vítimas de autênticas barbaridades que nos dias de hoje poucas pessoas sequer iriam ver algum sentido nesses atos.

Estes direitos datam 1978, tendo sido aprovada por variadíssimas ligas nacionais e pela Liga Internacional, acabando por ser aprovada até por organizações como a UNESCO e a ONU:

Artigo 3º “a) Nenhum animal será submetido a maus-tratos nem a atos cruéis”

Este foi e continua a ser um dos mais desrespeitados. Antigamente existiam desportos como o “Bull Baiting” que essencialmente consistia em atiçar bovinos usando um cão da raça buldogue, sendo este um cão muito apreciado para esta atividade devido à sua resistência, com o intuito de deixar a carne do bovino mais “saborosa e macia”.

Isto não faz sentido nenhum, especialmente quando usavam buldogues para o fazer, os quais várias vezes acabavam por sofrer acidentes ou até mesmo falecer neste “desporto”.

Felizmente esta atividade foi proibida. Segue-se depois lutas entre cães mas estas também foram rapidamente proibidas e eventualmente extintas.

Artigo 4.º “a) Todo o animal pertencente a uma espécie selvagem tem o direito de viver livre no seu próprio ambiente natural, terrestre, aéreo ou aquático, e a reproduzir-se”

Quem é que nunca ouviu falar de tráfico de animais exóticos? Dificilmente alguém vai dizer que nunca. Esta atividade que é muito lucrativa para quem o faz, um dos exemplos são as aves exóticas que são muito bonitas ao olhar mas que deviam estar no seu ambiente natural.

Os animais eram capturados, vendidos, oferecidos como presentes exóticos para aristocratas estrangeiros e outras figuras importantes e isto tudo sem qualquer plano de conservação da espécie ou do seu habitat.

Existem muitos mais artigos e alineas e também muitos outros exemplos de coisas que foram feitas e algumas que continuam a ser feitas para os violar. Por favor, se você sabe de alguma atividade que viole estes direitos comunique às autoridades competentes e ajude a parar estes maus-tratos para com os animais.

Leia muitos artigos no site Meus Pets.

Nenhum comentário:

Postar um comentário