FIM DA VIVISSECÇÃO PARA ENSINO NO BRASIL

DECISÃO DO CONCEA NA PRÓXIMA SEMANA AO PEDIDO DA REDE DE EDUCAÇÃO HUMANITÁRIA, COM APOIO DO CFMV, INTERNICHE, E MUITO MAIS. COMPARTILHE. ACESSE OS MATERIAIS EM WWW.FACEBOOK.COM/INSTITUTO1R.  SAIBA MAIS:
Na próxima semana, na 39ª Reunião do CONCEA, o Brasil decidirá pelo fim do uso prejudicial de animais no ensino. Esse pedido foi realizado em Outubro de 2016 pelos membros da RedEH, baseado no histórico e nos sucessos de substituição do uso de animais no ensino no Brasil. O CONCEA emitirá a sua posição e, como conselho normativo, poderá banir o uso prejudicial de animais no ensino técnico e superior em todo território nacional. Com todos os apoios internacionais de renomados pesquisadores em cognição, veterinária e zoologia, e com o apoio do CFMV.

SAIBA MAIS SOBRE ESSA AÇÃO E DIVULGUE. UM GRANDE AVANÇO PARA A EDUCAÇÃO HUMANITÁRIA NO BRASIL.
Durante o Simpósio de Métodos Alternativos ao Uso de Animais no Ensino, realizado pelo CONCEA nos dias 5 e 6 de Outubro de 2016, a Redeh solicitou formalmente ao CONCEA o fim do uso prejudicial de animais no ensino nível superior e nível médio/técnico no Brasil. Esse documento traz o histórico da educação humanitária no país e também diversos exemplos onde o uso prejudicial de animais para o ensino já foi banido. Junto à solicitação inicial, foi anexada uma carta de apoio da International Network for Humane Education (InterNICHE), também declarando a importância da educação humanitária para o progresso científico, com novos métodos de ensino disponíveis. A esse apoio, seguiram-se nos meses seguintes mais dezoito cartas de apoio internacional, como um grande acervo de informações e oportunidades.
Suporte de organizações internacionais
- European Society for Alternatives to Animal Testing (EUSAAT)
http://www.eusaat-congress.eu/
- Alternatives Research & Development Foundation (ARDF)
http://www.ardf-online.org/
- Alternatives to Animal Experimentation (ALTEX) – Periódico científico
http://www.altex.ch/
- Company Kirkstall Ltd – especializada em modelos microfisiológicos
http://www.kirkstall.com/
- Humane Society International (HSI)
http://www.hsi.org/portuguese/mundo/brasil/
- Organisation for the Respect and Care of Animals from Serbia (ORCA)
https://en.wikipedia.org/…/Organization_for_Respect_and_Car…
- Portuguese Society for Humane Education (SPEdH)
http://infospedh.wixsite.com/spedh/homeeng
- People for the Ethical Treatment of Animals (PETA)
https://www.peta.org/

Suporte pessoal internacional
- Sra. Maneka Sanjay Gandhi, ministra do Ministério de Desenvolvimento Infantil e de Mulheres da Índia;
https://en.wikipedia.org/wiki/Maneka_Gandhi
- Dr. B. K. Sharma, Professor associado e chefe do departamento de zoologia da Universidade de Rajasthan, India;
https://www.linkedin.com/in/dr-bk-sharma-09b21323/
- Professor Daniel Smeak, chefe de Cirurgia e Odontologia do Colégio de Medicina Veterinária e Ciências Biomédicas da Universidade Estadual do Colorado, EUA.
https://www.linkedin.com/in/daniel-smeak-6a648830/
- Professor Dr. Marc Bekoff, Prof. de Ecologia e Biologia evolutiva da Universidade de Colorado, EUA. Co-fundador, juntamente com Jane Goodall, da Ethologists for the Ethical Treatment of Animals.
https://en.wikipedia.org/wiki/Marc_Bekoff
- Dr Gill Langley, pesquisadora e consultora em Ciência humanitária, Inglaterra.
https://en.wikipedia.org/wiki/Gill_Langley
- Dr. Kumar, Professor de Anatomia da Cummings School of Veterinary Medicine, Tufts University, EUA.
http://vetprofiles.tufts.edu/faculty/ms-amarendhra-kumar
- Professor Dr. Fawzy Elnady, Diretor do Departamento de Anatomia e Embriologia, Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade do Cairo, Egito.
http://scholar.cu.edu.eg/…
- Dr. Hans A. Braun, Professor de fisiologia, Instituto de Fisiologia e Patofisiologia, Universidade de Marburg, Alemanha.
https://www.researchgate.net/profile/Hans_Braun
- Dr. Emad Aboud, Arkansas Neuroscience Institute, EUA;
https://www.linkedin.com/in/emad-aboud-01325a50/
- Dra. Miluska Navarrete Zamora, Professora de Anatomia Animal, Universidade Nacional de São Marcos, Peru.
http://dina.concytec.gob.pe/…/VerDatosInvestigador.do;jsess…

No dia 17 de Abril de 2017 recebemos uma nota de esclarecimento, ofício nº 23/2017/CONCEA, demonstrando interesse na solicitação porém sem descrições de ações efetivas como solicitado. No mesmo dia, recebemos do CFMV o Ofício 00345/2017/CFMV-PR, com apoio a solicitação para banimento do uso prejudicial de animais no ensino. O apoio do conselho foi também encaminhado ao CONCEA. Todas as cartas de apoio e solicitações estão disponíveis na pasta compartilhada do dropbox: https://goo.gl/A65VEY

A ação foi apresentada no 10º Congresso Mundial de Alternativas e Usos de Animais nas Ciências da Vida, em Seattle, Estados Unidos da América, no dia 24 de Agosto de 2017, pelo diretor da InterNICHE, sr. Nick Jukes, em representação dos membros da RedEH. O vídeo pode ser acessado em: https://goo.gl/4uF8Eb
O resumo da apresentação pode ser acessado nos Anais do 10º Congresso Mundial de Alternativas, página 161, no link: http://www.altex.ch/resources/160173_WC10_Theme_6_Orals3.pdf

A solicitação inicial da RedEH foi publicada na íntegra, citando também as cartas de apoio em agradecimento, na edição 45 do periódico científico ATLA (Alternatives to Laboratory Animal), no mês de Novembro de 2017, páginas 287 a 293. O artigo está disponível na pasta compartilhada com os materiais da ação e também no portal do periódico mediante registro gratuito: http://www.atla.org.uk/on-the-journey-toward-humane-educat…/

Nenhum comentário:

Postar um comentário